top of page

Quanto mede seu ABDÔMEN?                            por Natiane Lobo - Personal Trainer   

Segundo a Organização Mundial da Saúde, circunferência abdominal acima do limite pode apresentar sérios riscos. Fique atento às recomendações! 

 

Você sabe quanto mede o seu abdômen? Já teve a curiosidade de pegar uma fita métrica e medir a sua barriguinha? Será que o seu coração está correndo riscos? Quais os perigos de se ter uma barriga avantajada?

 

Manter-se magro tem sido o desejo de muitas pessoas. Embora a estética seja um fator importante, a  preocupação maior precisa ser com a gordura abdominal. O acúmulo de gordura na região da cintura  pode ser um indicativo de doenças muito sérias, que podem levar até mesmo à morte.

 

A gordura que se acumula na área abdominal pode ser  a visceral (localizada entre as vísceras do abdômen) e a subcutânea (existente sob a pele). A gordura visceral  é muito perigosa e pode ser uma ameaça para a sua saúde. Os riscos mais sérios são de aumento da pressão arterial, diabetes tipo 2 , colesterol alto e altos níveis de ácido úrico. Infartos, derrames e tromboses são os principais fatores que elevam as chances de se desenvolver DCV (doenças cardiovasculares). 


As pessoas que não são obesas, mas que apresentam acúmulo excessivo de gordura abdominal devem se preocupar tanto quanto as que estão com excesso de peso. Já a gordura localizada nos quadris e coxas não oferece tanto risco à saúde. 

 

Então fique atento às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto aos limites da circunferência abdominal.

 

Para saber se você pode estar correndo algum risco, o método é bem simples. Segundo recomendações da OMS pode-se realizar a medida posicionando uma fita métrica no maior perímetro abdominal entre a última costela e a crista ilíaca, aproximadamente na altura do umbigo. O abdômen deve estar relaxado. Certifique-se de que toda a fita esteja na mesma altura e que não esteja enrolada em alguma parte. Se você é homem e seu abdômen tem até 89 cm de circunferência total, você não está correndo risco significativo. Mas se tem entre 90 cm e 101 cm, você se enquadra no grupo que apresenta risco à saúde. E se a medida da sua circunferência abdominal for igual ou superior a 102 cm, muito cuidado. Você está no grupo considerado de muito risco. Para as mulheres os valores são de até 79 cm para o grupo sem risco significativo, entre 80 cm e 87 cm para o grupo de risco, e igual ou superior a 88 cm o grupo considerado de alto risco.

 

E aí? A sua circunferência abdominal ultrapassou o limite aceitável? Então é hora de procurar um médico imediatamente e iniciar um estilo de vida mais saudável. Emagrecer é a única maneira de diminuir a barriguinha. Pratique atividade física, abandone o tabagismo, evite o consumo de bebida alcoólica e mantenha uma alimentação saudável! Até mesmo uma simples e rápida caminhada de 30 minutos por dia ajuda a reduzir os riscos de DCV.

 

Procure pessoas incentivadoras que pratiquem com você algum tipo de exercício. Reduza o tempo que você e sua família passam diante da TV e da Internet.  

 

É possível notar resultados na redução da circunferência abdominal num período de 6 semanas, desde que o exercício físico seja regular e a alimentação seja adequada.

 

Cuide de você. E até a próxima!

bottom of page