JOZI LUCKA - Brinquei de Inventar o Mundo
Compositora e cantora friburguense Jozi Lucka lança trabalho produzido por Moreno Veloso.
Este é o terceiro álbum autoral da cantora, compositora e violonista da serra carioca, Jozi Lucka. O trabalho foi produzido por Moreno Veloso e lançado através do selo Disco Maravilha, de Berna Ceppas e Daniel Carvalho, nas plataformas digitais e físico.
Jozi vem construindo sua trajetória musical desde o final da década de 80, quando foi para o Rio de Janeiro e trabalhou durante alguns anos com Roberto Menescal. Formou-se em Licenciatura Musical, cantou com a Orquestra Sinfônica Brasileira e lançou disco no Japão. A música que dá nome ao novo trabalho é um rock – parceria com Nenung (integrante da banda folk Os The Darma Lóvers, parceiro de Paula Toller e Dado Villa Lobos) – e traduz a forma com a qual o álbum foi inventado: brincando em par, brincando junto.
A sonoridade de cada música foi surgindo a partir do violão da Jozi. Em seguida chegaram as percussões essenciais do Moreno e os outros instrumentos – cello, baixo, guitarra, wurlitzer, trompete, vibrafone, sintetizadores, vozes – de um jeito suave e tranquilo, ouvindo e intuindo o que cada canção pedia, sem metrônomo, respeitando a pulsação do coração.
O disco foi quase todo feito a partir da parceria de Jozi e Moreno. Contou também com as participações especiais de Pedro Sá (integrante da Banda Cê – que acompanha Caetano Veloso), que gravou uma guitarra incrível e precisa no samba “Alegoria”; Berna Ceppas (compositor de trilhas sonoras para cinema e Cirque Du Soleil) que, elegantemente, tocou sintetizador na bossa “Dimensão”; e Nenung - que cantou, junto, a valsa/blues “A Chave (Perdida) do Sol”. Sani Guerra criou as pinturas da capa – fragmentos de florestas de Nova Friburgo, cidade onde Jozi nasceu – e é também parceira da canção pop “Você é Real”. Daniel Carvalho masterizou.
Assim, o álbum nasceu: com leveza, fluidez, primor técnico e o carinho do Moreno e de todos os que participaram em cada faixa.
O resultado é delicioso: uma viagem pelo Pop, Rock, Blues, Samba e Bossa. “Brinquei de Inventar o Mundo” viaja por essas paisagens com requintados arranjos, belíssimas composições e a voz inconfundível de Jozi Lucka. Vale conferir!